(021) 2431-3403    |    contato@visionrio.com.br    |   

O que é exame de refração?

Conceito

O Exame de Refração é um popular teste de vista para medir o grau dos óculos. Feito no próprio consultório do oftalmologista, a análise é capaz de flagrar erros de refração, como miopia e astigmatismo, diagnosticando, também a gravidade desses problemas – ou seja, o quanto uma pessoa consegue enxergar.  

Os erros de refração são um desvio no caminho que os feixes de luz atravessam no olho para formar as imagens. Entre eles estão: a miopia (dificuldade para enxergar de longe), a hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto), o astigmatismo (dificuldade para enxergar tanto perto quanto longe) e a presbiopia (diminuição progressiva da capacidade de foco a curta distância).

Diagnóstico

O exame é feito com a ajuda de dois aparelhos: o autorrefrator e o refrator. Nos mais jovens, pode ser necessário dilatar a pupila com um colírio especial antes de começar a prova para diagnósticos mais precisos. Feito isso, o paciente, então, é questionado sobre o que vê em um painel que se encontra a uma distância mínima do seu alcance de visão e, baseado nas suas respostas e nos dados do equipamento, o especialista pode determinar o grau da deficiência ocular e a lente mais confortável.

Tem-se aí uma receita para óculos caracterizada pelas descrições no OD (olho direito) e no OE (olho esquerdo), pelo grau esférico e cilíndrico, e pela DNP (Distância entre Nariz e Pupilas). Com a receita em mãos, o paciente deve procurar uma ótica certificada para escolher armação e lente de sua preferência, mas baseadas no tipo de alteração visual diagnosticado.

Periodicidade e contraindicações

Como os erros de refração são progressivos até que sejam corrigidos e estabilizados, o exame deve ser periódico e anual, desde o primeiro ano de vida sem nenhuma contraindicação. As únicas questões que devem ser observadas pelo médico dizem respeito aos colírios, às doenças sistêmicas e ao uso de medicações e lentes de contato que podem alterar os resultados. Quem usa lentes deve ficar pelo menos dois dias sem usá-las antes de se submeter aos exames.

Fonte: Medical Site