(021) 2431-3403    |    contato@visionrio.com.br    |   

O que é Pterígio?

O Pterígio é uma degeneração da conjuntiva que cresce sobre a superfície da córnea em direção à pupila. Popularmente conhecida como “carne crescida nos olhos” ou simplesmente “carne nos olhos”, essa lesão se desenvolve lentamente ao longo da vida e, em casos mais graves, pode aumentar tanto, a ponto de cobrir a pupila e atrapalhar a visão. Mas é possível também que pare de crescer antes de se tornar um obstáculo.

Características

O dano pode ser pequeno e imperceptível ou grande, agressivo e fibrovascular. Trata-se de uma doença que afeta, geralmente, pessoas que passam muito tempo ao ar livre, expostas ao vento e ao sol. São normalmente adultos jovens, entre os 20 e os 40 anos, sendo mais prevalente em homens.

Sintomas

As manifestações variam de acordo com a evolução da doença, podendo se mostrar como sensação de corpo estranho no olho ou de queimadura; visão turva; comichão e, nos casos mais avançados, vermelhidão e inflamação – atingindo um ou os dois olhos (bilateral).

Origem

As causas são normalmente descritas como exposição prolongada à radiação ultravioleta (exposição solar sem o uso dos óculos escuros); olho seco; irritantes, como poeira e vento. Prevenir a doença passa justamente por evitar os fatores de risco: usar sempre óculos de sol com boa proteção contra os raios ultravioleta, contra a poeira e o vento.

Terapia

A doença só pede tratamento se os sintomas se agravarem e, no caso, são utilizados colírios antinflamatórios. Algumas exceções exigem cirurgia, que consiste, basicamente, na remoção ou extração do pterígio.

O procedimento cirúrgico só é cogitado quando as outras opções tradicionais falham e quando o paciente tem sua visão comprometida ou se incomoda com a estética. Mas, de qualquer forma, não é uma alternativa tão invasiva, já que a anestesia é local, o processo dura, no máximo, 30 minutos e o pós-operatório não é longo nem doloroso. O paciente precisa apenas ter disciplina para seguir à risca toda a orientação médica, que envolve o uso contínuo de colírios de corticoide.   

O Pterígio normalmente não é um problema grave, mas pode comprometer a qualidade de vida ou trazer consequências problemáticas originadas pela distorção da córnea, como é o caso do astigmatismo.

Fonte: Medical Site