(021) 2431-3403    |    contato@visionrio.com.br    |   

O que fazer para manter a saúde dos olhos?

A visão é a capacidade máxima do indivíduo perceber o universo que o cerca – é 80% da relação do ser humano com o mundo e para que essa interação seja plena é preciso que os olhos estejam em perfeito estado. A realização periódica de exames preventivos é a resposta para evitar dores de cabeça futuras.

A importância dos exames oculares preventivos

Muita gente tem problema de vista e nem sabe porque sempre negligenciou esses cuidados. Segundo a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 314 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual em todo o mundo, sendo 45 milhões totalmente cegas. O problema é que pelo menos 75% desses casos de perda total poderia ser facilmente evitado com exames preventivos, já que os estágios iniciais das doenças oculares são quase imperceptíveis. Então não espere os sintomas surgirem para procurar um médico.

Mas, caso apareçam, o quadro mais comum se manifesta como lacrimejamento; olho vermelho, seco e irritado; secreção; crostas nos cílios; apertar ou arregalar os olhos para enxergar melhor; necessidade de aproximação da tv ou da leitura ou de afastamento dos objetos para enxergar melhor; visão dupla ou embaçada; fotofobia (sensibilidade excessiva à luz); dores de cabeça; desvio ocular (olho “vesgo”) etc. Entre os maiores exemplos de doenças graves que só podem ser diagnosticadas por especialistas estão o Glaucoma, que consiste no aumento da pressão interna do olho, e o Ceratocone, uma alteração na córnea que reduz a capacidade da visão.

Pequenos cuidados diários com a visão

Cuidar da saúde ocular é um hábito que pode e deve ser cultivado desde sempre, pois algumas enfermidades são diagnosticadas desde o nascimento. E, durante a vida, esses cuidados vão se intensificando, veja:

– Para cada 40 minutos na frente do computador, os olhos precisam descansar por 10. Também é preciso manter o monitor a 50 ou 60 cm de distância do rosto e um pouco abaixo da linha dos olhos;

– Proteger os olhos do sol usando óculos escuros com proteção para raios UV é fundamental. A exposição excessiva aos raios ultravioletas pode influenciar no desenvolvimento de doenças como catarata e na morte de células da retina;

– Coçar demais e com força a região dos olhos pode trazer alívio no primeiro momento, mas se for um caso de alergia, só vai piorar o quadro. A solução é hidratá-los com colírios lubrificantes, mantendo-os sempre úmidos;

– A lubrificação em excesso, porém, também pode ser prejudicial e desencadear casos de glaucoma e catarata;

– Manter a região limpa e livre de resíduos como maquiagem, especialmente antes de dormir, nunca é demais;

– Óculos de proteção são essenciais para evitar situações de risco como manuseio de solda, por exemplo. Ou mesmo em casa, em situações de trabalho braçal. Não espere que um acidente aconteça, previna-se.

Há muitos produtos e tratamentos que podem nos ajudar a conservar uma visão de qualidade ao longo da vida. Mas é normal que, com o tempo e a idade, nossa vista não seja mais a mesma e sofra alterações. Teremos mais dificuldade de focalizar, distinguir cores ou de enxergar sem muita iluminação. Por isso prevenir é o melhor caminho quando se trata da saúde dos olhos e mais do que apenas visitar o oftalmologista, os pequenos cuidados diários são essenciais.

Fonte: Medical Site